FVS-RCP treina equipes de saúde para fortalecer cobertura vacinal contra Covid-19 no interior do Amazonas

FVS-RCP treina equipes de saúde para fortalecer cobertura vacinal contra Covid-19 no interior do Amazonas

Fortalecimento é destinado a 35 municípios que apresentam baixa cobertura vacinal

A Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza, nesta segunda-feira (31/01) e terça-feira (1º/02), o treinamento das equipes de saúde para dar suporte às ações de enfrentamento à Covid-19, em 35 municípios que apresentam cobertura vacinal baixa contra a infecção. As visitas técnicas ocorrem a partir da segunda semana do mês de fevereiro

Durante o mês de fevereiro, 45 profissionais de saúde da FVS-RCP e da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) vão visitar os primeiros 15 municípios da estratégia. “As equipes vão analisar a situação de cada um desses municípios prioritários, que apresentam aumento no registro de casos de Covid-19 e cobertura vacinal de até 50%”, destaca o diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros.

A partir do diagnóstico com os desafios identificados, as equipes de saúde vão realizar intervenções buscando solucionar os problemas. “Há municípios que apresentam baixo quantitativo de doses de vacina aplicadas, mas, em alguns deles, pode ser devido ao atraso na inserção de fichas nos sistemas do Ministério da Saúde”, acrescentou o diretor técnico da FVS-RCP.

Visitas– Em fevereiro, as equipes compostas pela FVS-RCP e SES-AM vão visitar, de 7 a 16 de fevereiro, os municípios de Santa Isabel do Rio Negro, Coari, São Paulo de Olivença, Rio Preto da Eva, Tabatinga, Atalaia do Norte, Ipixuna e Guajará. Uma segunda equipe técnica segue, de 20 a 25 de fevereiro, até Codajás, Barcelos, Pauini, Novo Airão, Lábrea, Anamã e Boca do Acre.

Em março, serão visitados os municípios de Alvarães, Anori, Boca do Acre, Borba, Caapiranga, Envira, Humaitá, Iranduba, Itamarati, Japurá, Beruri, Manacapuru, Manaquiri, Maraã, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, São Gabriel da Cachoeira, Tefé e Uarini.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-RCP).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem