Ministério da Saúde realiza simulação de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) em Manaus

Ministério da Saúde realiza simulação de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) em Manaus

Atividade prática reuniu profissionais de saúde e segurança pública na área de concentração do Sambódromo

O Ministério da Saúde, em parceria com o Governo do Amazonas, realizou, neste sábado (27/11), exercício prático simulando atendimento de um Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV), integrando profissionais de saúde e segurança pública. O exercício de cena foi representado por servidores e estudantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na área de concentração do Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, na zona oeste da capital.

O Secretário de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad, ressaltou a iniciativa do Ministério da Saúde em ofertar a capacitação no Amazonas, segundo estado da federação a receber o curso.

“Primeiro temos que agradecer ao Ministério da Saúde e todas as instituições envolvidas nesta ação. O Governo do Estado apoiou bastante esse curso, e é um privilégio receber essa capacitação de atendimento de múltiplas vítimas. É preciso ter organização, protocolo de atendimento bem definido e isso só se consegue com treinamento”, explicou o secretário.

Durante a atividade foi simulado o atendimento a vítimas de uma colisão envolvendo um micro-ônibus que trafegava em alta velocidade e uma motocicleta. O exercício de cena encerrou a capacitação “Resposta a Incidentes com Múltiplas Vítimas”, realizada desde quinta-feira (25/11), para profissionais de saúde e segurança de órgãos federais, estaduais e municipais.

O curso reuniu profissionais da SES-AM, como médicos, enfermeiros, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), bombeiros, servidores da Defesa Civil, trabalhadores de órgãos de trânsito e da segurança pública.

Durante o simulado, os participantes exercitaram o planejamento conjunto em situações que empreguem resposta coordenada. A estudante de Medicina da Ufam, Karen Tatiana, participou da simulação, como vítima, e assinalou a importância que esse exercício prático tem na formação acadêmica.

“O Governo está investindo na educação dos profissionais de saúde e também fazendo que a gente se sinta valorizado. Para nós, estudantes, é incrível porque parece que estamos envolvidos em uma coisa muito real. Queria que houvesse mais eventos assim para que outros estudantes e profissionais passassem por essa experiência”, disse a universitária.

Curso – Além da prática, o treinamento incluiu conteúdos e simulados teóricos proporcionando debates e reflexões críticas para exercícios de cena de situações prováveis tanto do cotidiano quanto para atendimentos de possíveis acidentes graves no estado. 

A capacitação foi ministrada por instrutores especialistas da Força Nacional do SUS, com a participação de 230 profissionais da SES-AM, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Defesa Civil Estadual e Municipal, Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Para realização do curso, o Ministério da Saúde, por meio da SES-AM, conta com a parceria de diversos órgãos, como o CBMAM, Detran-AM, Guarda Municipal de Manaus, PC-AM, PMAM, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

 

FOTOS:Bruno Zanardo/Secom

 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem