Escolas da rede pública estadual do interior começam a aplicar as provas do Saeb

Escolas da rede pública estadual do interior começam a aplicar as provas do Saeb

  Os resultados  serão divulgados no ano seguinte e produzem os principais indicadores da qualidade da educação básica no país

No segundo dia de provas, 74 escolas da rede pública estadual do interior realizaram a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), nesta terça-feira (23/11). A avaliação é realizada pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Os alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio realizaram a avaliação, que permite obter um diagnóstico da educação brasileira para nortear as políticas educacionais a serem adotadas por meio dos resultados.

A aplicação das provas segue até 10 de dezembro, em 600 unidades de ensino da capital e interior. No município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), três escolas iniciaram a aplicação do exame, e o resultado foi uma ampla participação dos estudantes nos três segmentos.  

De acordo com o supervisor da calha do Purus, Ozivaldo Barbosa, o resultado é fruto de algumas estratégias de sensibilização, como busca ativa, palestras de orientação, reforço escolar, simulados, campanhas nas redes sociais, rádio e televisão. 

“Montamos uma série de atividades voltadas aos nossos alunos finalistas de cada segmento, o que sem dúvida fez a diferença para que o nosso resultado fosse tão positivo”, explicou Barbosa. 

Em Manicoré (distante 458 quilômetros de Manaus), dez escolas aplicaram a avaliação. “Aqui na cidade, nós realizamos uma série de reuniões com o corpo escolar e com os pais e responsáveis de cada estudante, sempre com o intuito de reforçar a importância do Saeb, para assim conseguirmos ter o efeito que buscamos”, disse Nardson Pereira de Sousa, coordenador regional de Manicoré. 

Esta é a primeira vez, desde o início da pandemia de Covid-19, que os 113 mil estudantes da capital e do interior serão avaliados para análise de indicadores da educação pública no país.


FOTOS: Divulgação/Seduc

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem