Governo do Amazonas promove cursos de capacitação para piscicultores em Rio Preto da Eva

Governo do Amazonas promove cursos de capacitação para piscicultores em Rio Preto da Eva

Workshops dentro da programação da 21ª Feira da Laranja e 4ª Feira da Piscicultura enfocaram qualidade da água e alevinagem

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveu dois cursos voltados à capacitação dos piscicultores do município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros da capital). As atividades aconteceram nesta quinta-feira (28/10), dentro da programação da 21ª Feira da Laranja e 4ª Feira da Piscicultura.

O curso “Monitoramento da Qualidade de Água na Piscicultura”, ministrado pelo engenheiro de Pesca da Sepror, Andreson Amâncio, enfocou a qualidade da água e de como ela interfere na criação dos alevinos e peixes.

“A qualidade da água é fundamental para o sucesso da produção, em que juntamente a genética e a nutrição é que irão dar a condição ideal para o piscicultor. Deve-se acompanhar os parâmetros físicos, como temperatura e transparência e também os parâmetros químicos, como oxigênio da água, e pH. Seguindo esses passos, o produtor consegue um sucesso na sua produção muito maior”, disse Andreson.

O segundo curso, “Alevinagem: como obter ótimos resultados?”, foi ministrado pelo biólogo da Sepror, Philip Auzier. Na formação, os participantes puderam conhecer mais a fundo sobre a legalização dos peixes e infraestrutura para a venda do produto.

“A levinagem é uma das principais atividades dentro da piscicultura, pois ela fornece a ‘semente’, que é o alevino, de modo que, no seu final de ciclo produtivo, possa ser o peixe na mesa dos consumidores. Esse workshop é fundamental para os produtores saberem da importância da alevinagem”, completou Philip.

O piscicultor da região, Hemerson Silva, é um dos participantes dos dois cursos. Ele falou da importância de Capacitações como essa, e como ele sanou suas dúvidas referentes a criação e o melhor desenvolvimento da sua produção.

“Essas oficinas ajudam no crescimento das minhas produções e também no aprendizado do método correto de todo o processo de alevinos. Como eu já tenho uma produção, pude perceber alguns erros que eu cometo, e agora irei aplicar o conhecimento adquirido, para ter uma produção mais segura e mais rentável”, explicou Hemerson.

Piscicultura no Amazonas – No período da tarde, foi realizada uma roda de conversas sobre políticas públicas para a piscicultura no Amazonas, com foco no desenvolvimento do setor dentro do estado.

A atividade teve a participação do secretário executivo adjunto de Pesca e Aquicultura da Sepror, Leocy Cutrim; do diretor técnico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Tomás Sanches; e do engenheiro de Pesca da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Edson Luniere.

 

FOTOS: Reyzon Almeida/Sepror

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

TCE AM

http://www2.tce.am.gov.br