Isso me aproximou muito mais das minhas pacientes’, diz mastologista da FCecon que venceu câncer de mama

Isso me aproximou muito mais das minhas pacientes’, diz mastologista da FCecon que venceu câncer de mama

Trajetória da médica Hilka Espírito Santo auxiliou na atuação como especialista

A médica Hilka Espírito Santo, 56, chefe do serviço de mastologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e atual presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Amazonas, há 27 anos se dedica ao cuidado e atenção de pacientes que tratam o câncer. Em 2013, a especialista se tornou paciente quando recebeu o diagnóstico positivo para um câncer de mama. 

“Deu para fazer um diagnóstico numa fase muito inicial, na qual só a cirurgia foi um tratamento, e isso foi muito bom. Hoje, passados esses anos, eu olho pra frente, e quando as minhas pacientes me enxergam, elas me reconhecem e veem a possibilidade e a esperança”, disse a médica.

De acordo com Hilka, tornar-se paciente conferiu a ela uma visão que não se tem enquanto profissional. “Tudo isso me aproximou muito mais das minhas pacientes. Consegui fazer meu tratamento, fiquei bem e acho que tudo na vida tem um porquê e a gente tem que aceitar. Eu me revigorei e segui, isso não me paralisou, mas me tornou ainda mais forte”, ressaltou, emocionada.

Pandemia – Ao contar sua trajetória, a médica relata sobre o trabalho realizado durante os picos da pandemia de Covid-19. 

O Serviço de Mastologia, de Psicologia, de Assistência Social, e a direção da Fcecon, juntamente com o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Força Aérea Brasileira, identificaram pacientes prioritárias para uma transferência para outros estados para dar continuidade ao tratamento.

“Nós identificávamos o outro, seja ele o paciente ou o nosso colega, como uma pessoa importante naquela engrenagem e que precisávamos proteger. Porque eu me protejo, protejo você, protejo pacientes, isso vai desde o atendimento, até atos como usar máscaras ou se vacinar. Essa pandemia, no meu entendimento, veio mostrar dessa importância de a gente olhar o outro”, explicou a médica.

Premiação – Com seu trabalho durante o auge da crise, Hilka foi indicada ao Prêmio Inspiradoras 2021, na categoria Inovação em Câncer de Mama, uma iniciativa da Universa (plataforma de conteúdo feminino do UOL) e do Instituto Avon.

“Neste Outubro Rosa, para mim, tudo foi um grande prêmio, é o reconhecimento de uma vida inteira. A FCecon enfrentando todas as dificuldades junto com o Estado, mas a gente vai com nossas equipes, cada um faz a sua parte e conseguimos ajudar efetivamente a salvar a vida de muitas mulheres”, disse a médica.

 

FOTOS: Laís Pompeu/FCecon

 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

TCE AM

http://www2.tce.am.gov.br